<blockquote>Recados para os usuários:
</blockquote>
[17/03/2008] Adição de sugestão do usuário - Hoje foi adicionado mais um adendo sobre o lass. Confira na seção "Técnicas de combate"!
[26/01/2008] Especial Saúde - Hoje foi adicionado
este item importante, pois cada vez mais cedo vemos jovens ficando com
problemas sérios por causa do uso errado do computador, então é dever
deste guia adicionar as medidas certas para que você se divirta sem
danos à saúde ^^! E não se acanhem, postem seus adendos para que você
também faça parte deste tutorial!
[02/01/2008]| Update Especial de verão | Alterada
a imagem título do guia, Adicionados os items "Imagems título que ja
passaram por este tutorial", "Técnicas de combate: Criação e
Aprendizado", Atualizado o item "Pet", adicionadas imagems divisórias
para facilitar procura no guia e para comemorar a chegada do verão ^^!
não é só isso! Durante este verão ainda terão mais novidades, e se
quiser, mande sua sugestão que ela pode entrar neste guia também!
<blockquote>
Sobre o Layout deste Guia
</blockquote>
Este guia está interligado em questão de Layout e Estilo Gráfico com
os guias das seções: "Ronan" chamado "[Guia]Ronan(Topico Pesado)" e
"Arme" chamado [Guia]Feiticeira em PvP, ambos de autoria de "|RB| wagnerzito" e "Ryan" chamado "Sentinela: Dicas e táticas ( By Goodog )" de autoria de "Goodog".
Essa ligação é proposital e tanto eu como eles estamos trabalhando
juntos para que ambos os guias cresçam juntos. Agradeço a eles pela
ajuda que eles deram a este guia e vice versa. Caso queira visitar os
guias deles:
[Guia]Ronan(Topico Pesado) e [Guia]Feiticeira em PvP de autoria de "|RB| wagnerzito"
Sentinela: Dicas e táticas ( By Goodog ) de autoria de "Goodog"
...e se puder, poste lá sua opinião/sugestão para ajudar os guias a crescerem ainda mais. Nós agradecemos sua ajuda!
<blockquote>Colaboradores oficiais deste Guia Prático: Blessed, Tomoyo e 〚AC〛Maninho/[AC]UkItAkE!
</blockquote>
- Fiz este tutorial, pois quis ser uma das pessoas que não forçou
um jogador a aprender sozinho, mas uma que lhe deu a mão e mostrou o
caminho das pedras - SenhorLouco
Este tutorial oferece a explicação de diversos termos e táticas a
todo tipo de jogador e traz uma análise mais sóbria sobre as 4 evoluções
do Lass, e isso pode ajudar muito jogadores novatos e experientes.
Se você escolheu o lass para personagem principal, você tem que ser
relativamente rápido na assimilação de comandos, como dash e dash duplo,
pois o lass não é um personagem de "porrada". Ele precisa recuar
diversas vezes, nem que seja para mudar de alvo. Caso contrário, você
não irá gostar dele.
Se você for seguir de lass, você terá que aprender a usar armas de
curto e médio alcance e aproveitar-se de delay. Vamos começar a explicar
estes items e seguir adiante.
[By Blessed e SenhorLouco]
OMG - em inglês: Oh My God, "Ai meu deus"
LOL - do inglês: Laughing Out Loud, "Rindo muito alto" // Lots Of Laughs, "muitas gargalhadas"
WTF - em inglês, What the ***?!, "ue, que por%# eh essa?!?!"
NEWBIE - : Os newbies são iniciantes e também não sabem muito
do jogo, mas eles querem aprender mais e cada vez melhoram para se
tornarem jogadores melhores.
NOOB - Os noobs não sabem muito do jogo e não têm interesse nenhum em aprender.
FK - "Free Kill" Deixar alguém te matar por amizade ou em troca de algo.
SWAP - "Troca" Um FK revezado entre 1 morte para cada um geralmente.
[Nome da missão] 5* ~ 1* - Os asteriscos (*) se referem ao número de estrelas (dificuldade) da missão entre colchetes
OTTOSHOT - Técnica intermediaria que prende o adversário ao forçar
seu personagem descer uma plataforma e atacando ao mesmo tempo, criando
um combo infinito
BLACKLOTUS - Técnica avançada que consiste em prender o oponente no chão com o vingador dando golpes sucessivos ao pular e subir
DARK DASH - Refere-se ao combo do vingador Z + Z + ↑ que faz o lass virar uma sombra e atacar o oponente do outro lado
SPELLER - Pessoa que fica fugindo do combate e somente ataca quando usa um especial MP contra o oponente
TANKAR - Ato de levar dano ou distrair um oponente para outro jogador atacar-lo ou se recuperar
Existem algumas outras expressões para técnicas que irão ser
explicadas neste tutorial, mas como algumas podem ter mais de um nome,
iremos apenas descrever e ensinar a técnica sem nos atermos a sua
nomenclatura correta.
Aqui estão as fotos das 4 classes do Lass que serão estudadas.
Ninja - 1ª classe
Mercenário - 2ª classe
Vingador - 3ª classe
Retalhador - 4ª classe
Seguem agora os items táticos, teóricos e práticos que serão vistos neste tutorial.
Quando você usa uma habilidade, a tela escurece e o lass grita
"cortar, iá, há", e ataca. Após isso, os outros personagens e às vezes
você ficam paralisados por alguns segundos. Isso é o delay. Você pode
usar para fugir ou avançar contra outro personagem neste tempo de +- 1
segundo. Você também pode ser vítima do delay do seu oponente, cuidado.
Ao ver seu oponente quse se levantando de uma queda, você pode usar uma
habilidade rápida (Impacto Cortante / Invisibilidade / Retalhar) ao lado
dele para prendê-lo no seu delay para atacá-lo. Ao derrubá-lo, pode
repetir o processo. Caso você caia nessa tática, tente tomar counter
(segurar a barra de MP antes de cair, que lhe "grudará no chão") para
que ele não lhe dê um combo de delays ou use uma habilidade ao se
levantar. O counter poder ser dado tanto para fugir de delays como de
combos físicos normais, habilidades, etc. Não tente fugir ao se levantar
sem counter, o delay irá parar você facilmente. E o oponente poderá lhe
agarrar. Ao ser preso em delays, repito: Dê counter ou no ato
imediato de levantar solte uma habilidade rápida de delay das acima
mencionadas ou qualquer outra que de um golpe rápido para impedir o
agarrão do inimigo.
Da mesma maneira que o delay lhe deixa escapar de perseguidores, ele
tem ainda outra vantagem. Um exemplo é o caso de uma arme invocar a
habilidade meteoro contra você. Se você tiver apenas uma barra de MP
talvez o counter não lhe salve do dano, então use uma habilidade MP de
delay. Neste caso, o delay será combinado com a invencibilidade.
Exemplo: O mercenário com o MP1 dele dá dois giros, depois dá delay e
corta o oponente. Nesta performance toda, ele está intangível a ataques,
habilidades, etc. Combinando ao problema: Espere o meteoro chegar perto
do seu personagem (Não muito perto!!!) e solta a habilidade. O meteoro
irá cair, e você gastou apenas 1 barra de MP e não levou dano.
Habilidades boas para este truque: Impacto cortante (ninja), Fúria da
lâmina (mercenário), Invisibilidade (vingador) e Retalhar (retalhador).
Caso tenha alguém perto de você ao ver, por exemplo, o meteoro cair,
se você usar uma das habilidades de delay que paralisa o oponente (as
mesma usadas para agarrar no delay), você irá travá-lo e ele não poderá
escapar do meteoro, e claro que ele levará um dano horrendo. Essa
técnica funciona para travar o oponente contra qualquer inimigo e quase
todos os ataques especiais que ele soltar contra você
-> Atenção - A técnica de dar counter no inimigo não funciona com o
impacto profundo da Arquimaga, com a rajada de flechas da Arqueira, com
o relâmpago da Maga estando perto dela, com a ira celestial da Guardiã e
às vezes com o perfurar e lança de fogo da Cavaleira.
Quando você corre contra um oponente e aperta Z em cima dele ou muito
perto, você agarra ele. Essa tática prende o adversário, derruba ele e
ainda causa dano. Combine-a com delay e seja profissional!
Cada classe do lass agarra de maneira diferente.
Ninja: Pode correr e agarrar ao chegar ao adversário batendo Z em cima
dele ou avançando contra ele (→→ + Z). Ele gira contra o oponente.
Mercenário: Avançando contra o inimigo e Z (Pega mais longe que o ninja). Ele agarra e empurra o alvo.
Vingador: Mesmo do mercenário, com - alcance. Ele dá uma joelhada no estômago.
Retalhador: Igual ao mercenário, mas avança mais rápido contra o inimigo. Ele pula por cima do inimigo e o arremessa.
- Quando um inimigo pula você pode tentar forçar um agarrão. Logo
após o pulo dele, tente agarrar o local em que ele estava antes do pulo.
Você tem uma boa chance de agarrá-lo em pleno ar. Ao tentar agarrar
qualquer inimigo, lembre de segurar o Z, não apenas apertá-lo.
- Quando um inimigo for cair na sua frente, tente agarrá-lo ao quase tocar o chão.
- Quando você perceber que o inimigo irá cair de uma plataforma,
corra contra ele e segure Z na ponta da plataforma, e você poderá
agarrá-lo. Isso tem que ser treinado e cada pessoa acaba criando uma
técnica própria.
Quando for fugir de alguém, não pense que estará recuperando sua vida
e MP, pois seu inimigo também estará e isso é mal. Você irá atacá-lo
depois e ele terá muito mais HP que antes e mais MP que você. Só fuja em
último caso. Quando estiver no fatal, não adianta lutar, use apenas
habilidades contra o inimigo, mas correr demais dele será sua sentença
de morte. Ao correr você fica de costas para o inimigo e ele de frente
para seu personagem, logo ele avançará atacando e você avançará de
costas sem pode acertar-lo. Por isso, você deve dominar os dashs.
É quando você tecla →→ no jogo. Básico, mas que pode atingir o ponto
de vitória ou perda de uma partida. No chão, o lass pode dar um "pulo"
ou "avançada" ao fazer isso. O ninja corre após um dash + a tecla →
pressionada. O dash pode ser dado no ar e pode ser usado para ofensiva
também. Vamos ter que ver os dashs separadamente
Ninja: Ele não tem dash aéreo. Podemos colocar como dash para
ele a técnica do pulo duplo, que consiste em pular e no ar pular de
novo. A vantagem é que você vai mais alto e mais longe. Você ainda pode
pular dar o pulo duplo e imediatamente apertar Z + ↓, e
você lançará para o chão duas kunais (facas de arremesso), com leve
dano, que dão delay por acerto, e você ao cair do lado da vítima poderá
agarrá-la imediatamente. Outra técnica é, ao correr de um oponente, se
virar contra ele e soltar um ataque especial. Se você for rápido o
bastante irá surpreendê-lo a ponto dele não poder sequer reagir. O
Impacto Cortante é a melhor escolha para fazer o ataque.
~ Este adendo abaixo sobre Ninja - Dashs foi sugerido e criado por Tomoyo ~
"Apesar de seu ataque não ser de longa duração, ele 'trava' o seu
personagem o que da tempo ao seu personagem agarrar com mais fácil
lidade, o hit aéreo dele para mim é um dos melhores do jogo, além disso,
com essa 'não-travada' do seu hit aéreo, abre a possibilidade de
prender o seu oponente na parede de certas partes da Floresta dos Elfos (
Plataforma esquerda inferior e a platoforma central com a de cima ), e
também fazer multiplos hits aéreos seguidos de um agarrão ( ou
mais agarrões dependendo da localidade ), descendo a plataforma atacando
e subindo também atacando, chega a ser clássico de Ninja fazer esse
combo ( comando em uma plataforma: ↓Z→→↑Z continuamente ).
Ah, e ele possui um dash sim, o 1cm, que é usado para fazer backspell e afins.
Comando: →→(segura)←← Se fizer no timing (no "instante") certo o ←←, o Lass irá quebrar o dash."
Kunai do Ninja Pulo duplo do Ninja Corrida do Ninja
Mercenário: É o 2º melhor dasher do jogo com espada. Ele tem
dash aéreo e terrestre. Use sempre →→ no ar para correr, pois velocidade
é algo que confunde. Ao usar um dash no ar você pode dar mais um, e
fazer um Dash Duplo. Tente no ar →→ + →→. Após isso você toca o chão,
então seja rápido e comece de novo! Isso lhe faz cruzar o mapa
rapidamente. Ao apertar Z no dash você usa o alfanje 1 vez e é forçado a
ir para o chão. Isso pode ser perigoso se cair na frente de um inimigo.
Prefira atacar com →→ + Z, pois ele ataca terminado o dash até o chão.
Outra opção de dash é pular, →→ + ↓, pular de novo e →→ + ↓, e ir assim
até onde desejar fazendo a repetição mais rápida que puder destes
comandos. O mercenário irá pulando e dando dash ao mesmo tempo,
parecendo um sapo relâmpago. Você pode fazer isso nas duas direções, e
ficar alternando de lado para confundir o inimigo.
Dash do mercenário (tanto para ar como para terra)
Vingador: Rei dos dashs. Ele é tão bom que se você souber
usar-lo seu personagem irá literalmente voar. Ele tem dash nas 4
direções! ↑↑, ↓↓, →→, e ←←. Ao usar um dash, o vingador é obrigado a
tocar o chão. Mas, se você usar um ataque (Z), você pode emendar outro
dash! Exemplo simples que ajuda muito: Como não dá pra repetir dash para
cima, use a combinação que alcança + longe, ↑↑ + Z↑ + →→ + Z↑ + →→ +
Z↑..... até tocar o chão. O Z↑ dá um gancho no ar, que permite dar outro
dash para frente ou para trás. Logo, suba, gancho, dash, gancho, etc.
Use para atravessar muito rápido o mapa ou acertar um oponente no ar
várias vezes. Você tem 360º de liberdade ao fugir e atacar com o
vingador. Domine a técnica gancho (Z↑) + 1 dash (↑↑ ↓↓ →→ ←←) e você já
não perderá fácil.
Dash lateral Dash inferior Dash superior Gancho durante dash
Retalhador: Mesma coisa do mercenário, porém mais ágil e com o
"gancho" do vingador. Ao atacar no ar, o Retalhador dá no máximo 3
cortes e volta ao chão. Esses cortes podem ser feitos em terra também.
→→ + z z z (fique avançando →→ quando bater os Z). Ele teleporta para
cima (Z + → ou Z + ←), e pode dar dashs/atacar o oponente de cima. Estas
3 técnicas são fáceis porém fortes e devem ser treinadas pois são
complicadas de conciliar. O Retalhador também tem a técnica do "sapo
relâmpago" do mercenário e é bem mais fácil de ser feita, pois sua
mobilidade é melhor.
Dash de ar do Striper Dash terrestre do Striper "Dash" do tronco Ataque após "dash" do tronco Cortes do Retalhador durante dash aéreo (funciona na terra também, e derruba o oponente)
Ao teclar ↓ numa plataforma, você desce dela. Ao teclar ↓ + Z você
desce dela dando um ataque simples no ar. Ao fazer isso com um oponente,
você pode em algumas ocasiões subir para a plataforma de novo e repetir
o ataque. Fica aproximadamente dessa maneira: ↓ + Z + ↑ + Z + ↓...
repetidamente. O vingador não faz isso, mas ao tentar este combo você
dará vários ganchos no adversário, que o prenderão da mesma forma. Tente
isso no treinamento, pois é MUITO ruim de se aprender a fazer na hora
que precisar, então treine!
Veja os ataques de plataforma/ar mencionados acima:
Ninja
Mercenário
Vingador (mesmo gancho de antes também nesta técnica)
Retalhador
Lembre-se que um oponente que se levanta não recebe dano de ataques
por alguns segundos, muitas pessoas erram aqui. Quando você de levantar
sem ser de um counter atack, você pode liberar um ataque especial
imediato. Ao ir bem à ponta de uma plataforma correndo e usar um
especial, você cai soltando ele! Use para pegar de surpresa o oponente.
Veja na foto abaixo
Ataque MP descendo plataforma (O ataque acaba sendo liberado em pleno ar)
- Agora os ataques individuais de cada classe -
Ninja:
MP1 ( Impacto cortante ) - Libera uma onda curta de corte para frente. Derruba e causa um leve dano, e delay.
MP1 Cash ( Ataque duplo ) - Dá dois golpes e um "impacto cortante" de
1 hit. Derruba e engana os adversários, pois não parece um ataque
especial.
MP2 ( Fúria fatal ) - Se acertar o oponente o coloca em fatal e
causa-lhe delay por acerto (aquela paradinha ao ser atacado) e você pode
agarrá-lo ou finalizar-lo. Esta habilidade pode ou não colocar em
fatal, ela que escolhe! Use contra pessoas mais fortes que você ou em
amontoados de gente, pois se pegar em 1 pega em todos.
MP2 Cash ( Golpe fulminante ) - Igual o anterior, mas causa algum
dano e pára a recuperação de HP do oponente por algum tempo. Ajuda
contra fujões.
MP3 ( Ataque final ) - Sobe no ar e dispara 4 ataques contra o chão
que causam pouco dano no ar muito em terra. Evite esta habilidade contra
oponente com MP, pois dar counter nesta habilidade é fácil.
MP3 Cash ( Contra ataque ) - Aqui mora a destruição em massa. Ele
arremessa uma bomba de caveira que de fica com 8 bolas de energia em
volta. As bolas de energia causam muito dano e tiram do fatal, e a
caveira que fica no centro prende e dá dano no oponente. Se ele cair no
meio, adeus vida. Se pegar de raspão nas bolas de energia, arranca
pedaço.
Mercenário:
MP1 ( Fúria da lâmina ) - Dá dois hits, delay e um hit final. Bom
para fugir de algum meteoro ou algo assim. Você pode dar continuidade ao
dano ou ao tempo de invencibilidade soltando outro MP1 no segundo golpe
ou até combinar o MP2 com este no segundo golpe.
MP2 ( Explosão de lâminas ) - Bate com uma corrente duas vezes no
oponente, dá delay e solta a corrente de novo com mais dano. Fácil de
dar counter, médio dano e fácil de escapar. Use com o MP1 ou use-a
furtivamente.
MP3 ( Lâmina afiada ) - Um exagero de habilidade. Solta uma sombra do
lass azul que vai até que longe, que dá 1 hit na terra ou 2 se o
oponente estiver no ar. Uma dica é usar o PePe e soltar este ataque.
Lembre-se: Este ataque vai longe, porém pode ser evitado por um pulo
alto ou por habilidades, pois o delay do MP3 não é suficiente para
forçar a pessoa a tomar o dano sem reagir.
Vingador:
MP1 ( Invisibilidade ) - Ele desaparece após um delay, ficando 15
segundos invisível. Ao pular e cair no chão o oponente pode ver sua
fumacinha de cair no chão e ao dar dash invisível ele também irá ver-lo.
Esta skill é boa para andar e dar dash no CHÃO sem ser visto e forçar
delay no oponente. Ao atacar a invisibilidade some e seu ataque sobe bem
por 3 segundos. Um exemplo disso: Use invisibilidade, aproxime-se e dê
um combo em alguém. Ou use invisibilidade, espere seu MP re-completar e
solte o MP3 em alguém.
MP2 ( Ataque sônico ) - Arranha o oponente rapidamente. Dano até que fraco, mas quase indefensível pela velocidade.
MP3 ( Lâminas mortais ) - Solta uma rajada de ataques que tiram
muito, transpassa o oponente e ataca do outro lado. Ao transpassar, o
oponente pode fugir, por isso use seu Pet que prenda o mesmo. Ao
transpassar, segure o cursor contra o oponente para que o lass não se
distancie dele e ao terminar o combo do especial agarre o oponente que
estará "tonto". Ele só fica "tonto" se o combo do começo e do fim pegar
nele, caso contrário ele cai no chão mesmo.
Retalhador:
MP1 ( Retalhar ) - Dá um golpe rápido, delay e corta o oponente. É rápido, bom dano e meio ruim de escapar.
MP2 ( Lâmina Fantasma ) - Dá delay, dispara muitas espadadas, delay e derruba. Mesma vantagem do de cima.
MP3 ( Espírito da Lâmina ) - Delay, a espada dele fica enorme (na
verdade ela é retirada de um portal) e ele dá 3 pancadas. Dá pra tomar
counter, mas o dano e o alcance são muito fortes para isso estragar a
habilidade.
Tente se puder ter todos, pois o melhor pet é o que você gostar. Cada
pet tem um tipo de combinação, e você que fará a sua. Todos os pets
podem servir para todas as classes. O único pet que é realmente
excelente para skill é o PePe para a MP3 do Mercenário (Solte o ataque
do pepe no seu oponente e exatamente em seguida o MP3 do mercenário. O
oponente ficará indefeso e levará o dano inteiro da habilidade). Mas
você poderá achar isso com todos os outros.
Outras dicas sobre pets:
- Use seu pet (um que prenda ou imobilize o oponente) quando lançar o MP3 do vingador para evitar que o oponente fuja;
- A fada do gelo (Icy, evolução da Pixie) prende o oponente sem dar
counter e quando você vê um oponente caindo pode usar-la para para a
queda do mesmo e iniciar um combo no oponente indefeso.
- O gorgon (Evolução do Gon) usado em um oponente contra a parede lhe proporciona muito tempo de imobilização.
- A gosma dourada (Goldie, evolução da Gosma) também corta o counter e
a queda do oponente e dá um bom dano, porém afasta um pouco ele.
- O chaos pepe (CaoCao, evolução do PePe) tem o ataque que dura mais
tempo de todos. Não causa dano, prende, mas pode ser evitado com
counter.
- O melhor alcance é da lunatic (Evoulução da Luna) e dá diversos golpes em linha reta.
- Os golpes do ninkoro (Evolução no Ninko) e do sidtri (Evolução do
Sid) são os mais rápidos em ativação e duração e empurram um pouco o
oponente.
[By Blessed e SenhorLouco]
Do level 0-10: Missão, não só como meta de upar, mas abrir todas as
estrelas (principalmente se você começou o GC com o Lass), um dia isso
vai ser útil, e pelo menos agora tu aproveita para upar. Pode ir caçada
25 com sala cheia, vai bem rápido e dá uma boa exp também.
Do level 10-30: Patusei 5* e Ellia 5* upam bem, patusei é meio
obrigatório terminar, agora ellia só chegando à kamiki já da uma ótima
exp. Se você já tiver os macetes de ellia 5* é melhor ir em 2, 3 pessoas
no máximo que saibam jogar bem (chegar até kamiki). Nestas missões você
já receberá gemas para um futuro colar/tornozeleira
Do level 30-35: Ellia 5* fica bem lerdo para upar, já kastulle 1 e 2
não são boas em EXP mas contém itens que ajudam ou são obrigatórios em
quests, mas da para upar com elas se você for MUITO persistente. Já vale
começar a fazer um pouco de swap/fk. Em kastulle 1 você pode ganhar
roupa dos Elísios e em Kastulle 2 Armas Ancestrais (Lvl 40+ para usar).
Pode ganhar gemas, cristais, etc.
Do level 35-40: Já é recomendado fazer swap. Faça swap com pessoas +-
do seu nível para ganhar + items de GP de maior valor. Nesse nível a
missão Dark Amon já pode lhe parecer um pouco mais vantajosa que
kastulle 1 e 2 em termos de item e GP.
Do level 40-75: Não há outra maneira de upar rapidamente sem ser swap/fk.
Como você já deve ter percebido, não dá pra mentir e dizer que
laggers não existem e que não jogam grandchase. Então, você deverá se
preparar para tudo. A melhor maneira de saber como matar um lagger é
indo PVP's contra ele, mas aqui vão dicas para que você não simplesmente
tente sua sorte contra o maldito.
- Um lagger classe "A" não recebe combos de poucos hits. Logo, dashs
não pegam nele facilmente. Você deve observar os movimentos dele e
tentar acertar o local que ele estará daqui a 1 ~ 2 segundos antes dele
chegar no mesmo. Isso já dará algum dano.
- A técnica do delay no oponente caído ao chão difere um pouco aqui.
Quando o lagger ameaçar cair no chão, dê delay imediatamente, pois o
delay será dado cobrindo o atraso causado pelo lag. Aja normalmente para
agarrá-lo.
- Quando você ataca um lagger e não causa dano nele, você está
atacando a imagem atrasada dele. Ela não toma dano nem delay em alguns
casos, mas SEMPRE pode ser agarrada e forçar dano.
- Não misture as técnicas contra laggers e contra pessoas normais, senão você perderá todas as partidas que jogar contra elas.
Não há como dizer quanto poder há cada classe, afinal o seu modo de
jogar que determina a força de combate do Lass. As únicas questões
claras sobre esse poder são os macetes de luta. Use-os no começo da sua
carreira e depois crie suas próprias regras para jogas. AS DICAS ABAIXO
PODEM DIFERIR NA OPINIÃO DE CADA JOGADOR, TOME-AS APENAS POR BASE OU
SUGESTÃO.
Ninja: Poucos combos com uma esquiva rápida e ofensiva, com
ataques especiais somente equiparados aos do Striper. Use para correr
mais do que atacar. Ele não tem ataque no ar (↑ + Z) que seja de longa
duração, então ele se torna extremante terrestre se você não dominar as
técnicas descritas na seção Dashs - Ninja. Se você dominar-las terá um
poder ofensivo estando em cima de seu inimigo e podendo descer para
agarrá-lo mais facilmente.
~ Este adendo abaixo sobre Ninja - Poder principal de cada classe foi sugerido e criado por Tomoyo ~
"Para mim, o resumo do Ninja é:
Jogo aéreo na maior parte do tempo, sua locomoção em plataformas é
acima do comum, abuse de kunais e hit aéreos, pois darão setup
( preparação, intrudução ) para agarrões, a maior fonte de dano do
Ninja; suas skills são também excelentes, com destaque as cash skills,
mas fúria fatal em si já é muito boa, correr as vezes é necessário, no
geral seu jogo gira em torno do agarrão, combos com hit aéreo,
kunais e skills, reforçando o jogo nas plataformas, ainda é possível um
delay com Impacto cortante, mas é quebravel, por isso com jogadores de
bom nível, não é aconselhavel."
Mercenário: Com ataque de ar bom, dashs simples e poder de
ataque um pouco superiores do ninja, o mercenário acaba se mostrando
pouco ágil se não tomarmos cuidado total ao executar seus dashs,
deixando-o vulnerável. Péssimo para fugas, lute o máximo que puder.
Abuse de seu MP1, que se combinado com outro MP1 ao fim do primeiro,
causa mais dano que o MP2 inteiro. O MP3 é de fácil fuga, use com
sabedoria.
Vingador: Com fuga extraordinária, pode atacar o inimigo e em
segundos estar tão longe que nem mesmo um meteoro pode alcançá-lo. Esse
poder lhe custou a força de seus especiais e seu ataque crítico, que
ficaram enfraquecidos em poder ofensivo, porém de grande valia (MP1) se
usados para ajudar no dano final. O gancho do vingador no ar (↑ + Z) é
quase seu único ataque, e que atinge pessoas caindo e prende-as se você
souber dar o gancho sem parar.
Retalhador: Com todo poder do mercenário, suas habilidades
ficaram mais ofensivas do que nunca e difíceis de escapar. Está com o
mesmo dash do mercenário, só que mais ágil e com ataque de 3 hits no ar
se usado com o dash (→→ + Z + →→ + Z + →→ + Z). Sua fuga, poder de
defesa e poder de ataque estão em equilíbrio. Seu controle fica mais
simples e ágil que as demais classes, porém requer prática.
Técnica, ao contrário do que algumas definições dizem, não é um
conjunto de comandos usados em seqüência. É o uso de comandos (sim,
talvez em seqüência) e em sincronismo com o timing (tempo certo) de sua
execução. Esse "timing", apesar de fixo para algumas habilidades, nunca é
o mesmo se avaliarmos a coordenação motora de cada pessoa. Todos podem
conseguir técnicas avançadas, por isso o treino é fundamental para
acostumar seu corpo com os "timings" certos de suas estratégias.
Aprendizado: Quando você ver uma técnica interessante, não deixe-a
apenas com seu adversário. Tente, mesmo que inicialmente você pareça
bobo passando longe dela, você terá mais chance de conseguir executá-la
treinando o que viu do que desistir e continuar sem aprender um novo
macete. Para isso, aqui estão alguns truques:
- Vá para o praticar e tente repetir o que viu. Não se engane, pois
se deu certo no praticar pode não dar no PVP, afinal o alvo do praticar
não reage contra você.
- Após treinar no praticar, chame um amigo de preferência para um 1x1
amigável com o fim de mostrar e treinar sua técnica. Aqui você já
notará a dificuldade real da técnica e como executá-la corretamente em
um PVP.
- Depois de sentir que dominou-a, aproveite e vá vários PVP's para se
acostumar com ela. No começo abuse dela para treinar e se sentir
familizariado com ela, mas depois de algum tempo, aprenda os momentos em
que sua técnica foi mais eficaz e comece a usar-la somente nestes
casos, senão você mostrará para seu adversário como lhe derrotar (pois
se você abusa de uma técnica, seu adversário a copia ou a evita por
antecipação).
- Em soma dos items acima, use mais de uma técnica por partida,
sempre alternando elas, assim você cobrirá o vício de uma (que é o
momento em que o adversário se acostuma com seus movimentos) com o uso
de surpresa da outra, ganhando vantagem.
Criação: Você viu acima como aprender técnicas de adversários e como
usar sem viciar seu adversário qualquer tipo delas. Agora, cabe outro
ponto; a criação de suas próprias técnicas. Primeiramente, existem
alguns tópicos em vários fórums blogs e outros que lhe mostram comandos
para uma técnica. Quando você aprende-os ou começa a jogar começa a ver
que vários movimentos "sem querer" que você faz acabam dando bom dano ou
outro aspecto bom. Quando você perceber que fez algo assim, tente se
concentrar e repetir. Após repetir, tente memorizar o que você fez
(anote até!) e comece a experimentar contra outras classes e em outros
mapas. E sua técnica estará com você. Alguns exemplos de técnicas que
são conhecidas mas que você encontra um jeito seu de fazer (tornando
ela parte de SUA técnica de combate). Veja alguns exemplos (mas
você deve tentar achar seus próprios, pois assim terá AINDA MAIS truques
com você) :
- Quando você sobe plataformas com o ninja apertando Z e um
adversário leva 2 danos (↑ + Z + ↑ + Z) você o prende e ainda pode
agarrar-lo pela velocidade de seu ataque. Geralmente esse movimento
ocorre sem querer. Você pode repetir sempre que subir de novo por
exemplo. E também quando você sobe e desce uma plataforma com seu
adversário no meio dela dando ataques (↑ + Z + ↓ + Z + ↑ + Z + ↓ + Z + ↑
+ Z + ↓...). Isso tudo você pode acabar fazendo por instindo, mas siga
os passos dados acima e torne em técnica.
- Quando você usa o mercenário em plataformas você pode dar o
mesmo combo "sem querer" citado no ninja. Este e outras técnicas "sem
querer" podem ser repetidas PROPOSITALMENTE, e usadas para uma ofensiva.
- Quando você desce atacando com o vingador (↓ + Z) e acabar
apertando para cima (↑ + Z), você acaba dando dois hits seguidos no
inimigo. Isso ocorre sem querer o tempo todo. Use isso propositalmente.
Faça um combo (↑ + Z + ↓ + Z + ↑ + Z + ↓ + Z...) e caso passe pelo seu
adversário, vire para ele (→ ou ←) e continue! Quando ele estiver com
pouco hp, agarre ele. Este combo "sem querer" é o mais elementar do
vingador.
- Quando você usa o MP1 do retalhador em um inimigo e acerta
os dois hits com ele NO CHÃO ele ficará paralisado mais um segundo após o
corte, e você poderá dar mais um hit. Exemplo: Use o MP1 (Segure Z por 1
barra), espere o segundo hit e VIRE para seu inimigo dando o dash de
chão com cortes (Exemplo com o inimigo na direita do jogador: MP1, ←← + Z
+ ←← + Z). Avance contra o inimigo NO INSTANTE que você der o hit 2 da
habilidade.
Estes exemplos acima são técnicas que usamos involuntariamente, e
muitas outras podem lhe parecer fáceis como elas. Preste atenção no que
você faz e siga a dica de como aprender técnicas novas e fique ainda
mais experiente e com truques novos.
~ Este adendo abaixo sobre Técnicas de combate - Criação e Aprendizado foi sugerido e criado por 〚AC〛Maninho/[AC]UkItAkE! ~
"A 2ª skill do vingador não tem dano fraco...e sim a skill mais
poderosa do vingador...a 3 skill não tira um dano bom..e sim um dano e
um delay ridiculo .
Adciona o dash Ilusion step do vingador [←]→(→↑) (→↓)(→↑)(→↓) esse dash possibilita ivencibilidade até mais
Comandos entre:
Colchetes SEGURAR
Parenteses APERTAR JUNTO
Fora de Ambos Só apertar
Mercenario concerteza não é o 2º char mais daher do jogo pra mim ele vai Há 4º...se considerar vingador claro...
Vingador melhor classe entre as 4...porém em 1x1 se você for
inesperiente em COMBOS e DASHS o melhor é Retalhador...em x1 de lass o
melhor é retalhador...
Dashs do mercenario tem no tutorial do Jacoba poderia botar o link...exeto os comandos em plataforma tchogon step....
Poderiam colocar Estrategias e jogadas ...coisas do tipo... 2 players
se agarrão ao mesmo tempo..exemplo...Olhe o PING do player se estiver
verde Aperte rapidamente ZZZZZZZ ele fara um MINi combo e você pode
complementar com Skill 1 de cash ~
Sim... pro pessoal não se precipitem DASH não é tudo...quem joga de
MERCE e Vingador não adianta ser um SUPER dasher ( mercenario não possui
agarrão com mushidon ) e não saber COMBAR ou usar SKILLS na hora
certa..e até mesmo se precipitar em ir com tudo e tomar uma skill na
Fuça ;p~
ShIIp
Até!"
Cada vez mais, o computador passa a fazer parte do cotidiano das
pessoas, seja para fins profissionais, seja para estudos, seja para
diversão. Como conseqüência, muitos acabam passando horas por dia em
frente ao micro, o que pode resultar em problemas de saúde futuramente.
Para ajudar a evitar esses males tanto jogando como trabalhando, a
seguir 10 dicas simples, mas muito importantes.
1 - Cuide de sua postura ao se sentar
Ao se sentar, mantenha suas costas retas, de forma que estas se
apóiem no encosto da cadeira (não use cadeiras sem encosto ou com
encostos pequenos). Não deixe seus ombros caídos e não adiante suas
pernas, como se fosse se deitar. Deixe suas coxas posicionadas no
assento da cadeira.
2 - Deixe os pés retos
Os pés devem ficar completamente no chão, ou seja, não podem ficar
inclinados, com somente os dedos tocando o chão. Caso a cadeira seja
muito alta para você, use um apoiador para os pés.
3 - Mantenha os cotovelos alinhados com os pulsos
Dê preferência a cadeiras que tenham apoiadores para os braços, de
forma que os cotovelos não fiquem abaixo da linha dos pulsos. Dessa
forma, você consegue usar todo o braço para manipular o teclado e o
mouse. Os pulsos também não podem ficar muito abaixo da linha dos dedos.
4 - Mantenha o monitor em frente ao seu rosto
Mantenha o monitor numa posição frontal ao seu rosto, de forma que
você não tenha que levantar a cabeça ou girá-la para ver a tela do
computador.
5 - Fique a pelo menos 50 cm de distância do monitor
Se você ficar com a cara "grudada" no monitor, suas vistas ficarão
cansadas rapidamente e você acabará forçando-as para enxergar. Por isso,
mantenha uma distância de pelo menos 50 cm da tela do computador.
Ajuste também os níveis de contraste e de brilho do monitor e use
modelos que tenham um protetor de tela. Dê preferência aos monitores com
tela plana, pois estes são mais confortáveis à visão.
6 - Levante-se a pelo menos cada 50 minutos
Não é bom para o corpo permanecer muito tempo numa mesma posição. Por
isso, levanta-se a cada 50 minutos. Se, por exemplo, você estiver em um
escritório, vá ao banheiro ou vá beber água. Se o telefone tocar em
outra mesa, vá até lá andando, evite chegar ao local se empurrando numa
cadeira com rodinhas.
7 - Pisque mais
Piscar mais? É! Quando você fica prestando muita atenção no monitor
(ou na televisão), normalmente você pisca menos e, logo, seus olhos
podem começar a arder. O mesmo efeito pode ocorrer se você ficar muito
tempo em um ambiente com ar condicionado. Por isso, ao sentir sinais de
ardência, comece a piscar mais. Você também pode fazer compressas (com
água fria!) e aplicar sobre os olhos por 3 minutos (com eles fechados,
obviamente).
8 - Use o computador em um ambiente bem iluminado
O ideal é usar o computador em um lugar bem iluminado,
preferencialmente com luzes brancas. A luz não deve focalizar o seu
rosto e muito menos a tela do monitor (como acontece quando se usa o
computador de costas para uma janela onde entra luz do sol).
9 - Use teclados e mouses ergonômicos
Dê preferência a teclados e mouses ergonômicos. Estes são projetados
para prover maior conforto ao utilizador, assim como são preparados para
evitar ao máximo lesões por esforço repetitivo. O teclado abaixo, por
exemplo, possui um suporte que evita que os punhos fiquem apoiados na
mesa.
10 - Algum desconforto? Vá ao médico!
Se sentir dor/formigamento nas costas e nos braços ou se sentir sua
visão cansada ou freqüentemente irritada após o uso do computador, não
hesite, vá ao médico! Do contrário, você poderá ter uma lesão que se
agrava com o passar do tempo. Também é conveniente avisar seus
superiores, caso você note que as condições de trabalho não são
adequadas. Em seu dia-a-dia, é recomendável fazer exercícios físicos e
alongamentos, por isso, procure orientação médica para que você possa
fazer essas atividades de uma maneira saudável.
Um bom alongamento antes de usar o computador é se espreguiçar. Ao
invés de apenas se puxar como sempre faz, segure os braços alguns
segundos enquanto se espreguiça, depois as pernas, etc! Isso já ajuda
muito a previnir problemas musculares e melhora a digitação/uso do
mouse.
- Domine agarrar, pois é algo obrigatório para o lass.
- Ao ser agarrado por uma Arquimaga, não leve o agarrão infinito
dela. Dê um MP counter ou use seu pet contra ela. Ou ainda, caso você
tenha uma roupa do tigre equipada na ocasião com o anel do tigre, role
do agarrão dela assim que cair.
- Dasher que erra a mira morre. Seus dashs ofensivos podem nem ser pensados, mas sempre aperte as setas na direção do oponente.
- Delay não afeta só os outros. Ao errar uma habilidade, um oponente
pode vir pelas suas costas e te atacar. Tente evitar errar um especial e
acertar os oponentes que errarem.
- MP2 do Ninja pega oponentes no ar próximos a você
- MP1 do Mercenário pega pessoas no ar com facilidade no hit 3
- Não confie nos especiais do Vingador. Ele dá mais dano atacando normalmente.
- Não use o Retalhador como Vingador, ele é um Mercenário melhorado
mais forte e com habilidade de teleporte. Ele pode subir o oponente no
combo Z + Z e ao mesmo tempo teclando ↑. Ao ver o oponente caindo na sua
frente, →→ e segure Z. Você poderá agarrá-lo. Veja:
- Com o Vingador, o combo Z + Z + ↑ você dá o Dark Dash, que pode ser
útil no caso de um inimigo estar se aproximando de você pelas costas ou
algo parecido enquanto você está lutando com outra pessoa.
- Treine todas suas melhores táticas sempre. A autoconfiança pode ser sua perdição, por isso sempre treine o que já sabe.
- Leia tudo que o modo praticar lhe oferece. Concilie as
informações dele com este tutorial e logo você terá criado técnicas que
nem você acredita.
- Quando lutar não pense que só você tem técnica. Observe as dos oponentes e incremente as suas com as idéias boas dele.
As habilidades básicas e elementares com o Lass (como saber quando
pular sobre um adversário ou quando for por baixo dele, quando o lass é
mais vantajoso fugindo ou atacando, etc.) não há tutorial que ensine,
você tem que jogar para aprender a hora de usar-las e qual a maneira que
VOCÊ as usa melhor. Adapte as dicas deste tutorial no seu modo de jogo e
seja um profissional!
Bom jogo pra você, e sempre que puder, ajude alguém que está começando, pois você não nasceu forte nem experiente.
Edit 11/11/2007 - Adicionada sugestão do Blessed "Upando seu Lass" |
Adicionado o item "Gráfico de habilidade das classes do Lass"
Edit 16/11/2007 - Adicionado o item "Lutando contra um lagger"
Edit 20/11/2007 - Adicionado o item "Mini dicionário de gírias do GrandChase facilitado para iniciantes"
Edit 21/11/2007 - Textos revisados e colocados os nomes das habilidades MP
Edit 27/11/2007 - Alterados os nomes dos MPs do Striper para sua tradução brasileira
Edit 02/12/2007 - | Update Especial de natal | Alterada a imagem título do guia,
adicionados os items "Delay - Defensiva" e "Plataformas", substituído o
gráfico de notas pelo item "Poder principal de cada classe" e Inseridas
as imagens do Lass no tutorial.
Edit 14/12/2007 - Trocado o nome "Striper" por "Retalhador" perante o ganho deste nome no site oficial do GrandChase.
Edit 23/12/2007 - Adicionados os adendos de Tomoyo ao guia nas áreas
"Dashs - Ninja" e "Poder prinicpal de cada classe - Ninja" e alteradas
algumas descrições.
Edit 30/12/2007 - Alterada a imagem título do guia.
Edit 02/01/2008 - | Update Especial de verão | Alterada a imagem título do guia, Adicionados os items "Imagems título que ja passaram por este tutorial", "Técnicas de combate: Criação e Aprendizado", Atualizado o item "Pet", adicionadas imagems divisórias para facilitar procura no guia.
Edit 26/01/2008 - Adicionado o item "Jogando de forma saudável" e suas respectivas imagens.
Edit 17/03/2008 - Adicionada a sugestão de 〚AC〛Maninho/[AC]UkItAkE! no item "Técnicas de Combate - Criação e Aprendizado".
-> Primeira do tutorial [11/11/2007] -> Especial de natal
[02/12/2007] -> Após o natal e antes das férias [30/12/2007]
Este tutorial está sempre em mudança e crescendo cada vez mais. Sempre dê uma espiadinha para ver as novidades....
Muitas informações contidas aqui foram dadas por usuários do
fórum. Caso você discorde de algo ou queira simplesmente ajudar, poste
seu adendo sobre este tutorial aqui mesmo, e se sua informação for
pertinente/boa, tenha certeza que ela será incorporada aqui e com sua
autoria.